Boutique Brasador
Muiraquitã – Amuleto Indígena da Sorte
R$35,00
?Andar com fé eu vou, que a fé não costuma faiá?
Figa, Trevo-de-quatro-folhas, Escapulário ou Bentinho, Ferradura, Pé-de-coelho, Arruda, Olho turco ou olho grego, Comigo-ninguém-pode, Patuá…
Muitos são os nomes dados para diferentes amuletos de proteção e boa sorte. Mas você conhece o Muiraquitã?
Muiraquitã é o nome que os índios davam a pequenos objetos (geralmente representando rãs ou sapos), trabalhados em pedra de cor verde.
Conhecidos desde os tempos da descoberta, foi entre os séculos XVII e XIX que se tornaram mais procurados, sendo atribuídas qualidades de amuleto ou talismã e ainda virtudes terapêuticas.
O muiraquitã atraía sorte para os seus possuidores e também curava quase todas as doenças.
Pleno de exotismo e mistério, o artefato encontrado na região paraense do Baixo Amazonas, em especial nas proximidades de Óbidos e nas praias dos rios Nhamundá e Tapajós, é atribuído às Icamiabas, lendária tribo das Amazonas, mulheres guerreiras que viviam sem marido.
Estes pequenos e simpáticos sapinhos eram confeccionados pelas índias que habitavam às margens do rio Amazonas.
Conta a lenda que as mulheres, nas noites de luar em que clareava a terra, se dirigiam a um lago mais próximo e mergulhavam em suas águas, retirando do fundo bonitas pedras que modelavam e ofereciam aos seus amados, como um verdadeiro talismã, que pendurado ao pescoço, levavam para caça, acreditando que traria boa sorte e felicidade ao guerreiro!
No Brasador, nos inspiramos na beleza e força das histórias do Muiraquitã para ao mesmo tempo contribuir com o artesanato feito pelos índios e populações ribeirinhas.
Este Muiraquitã que você tem em mãos carrega boa energia e as forças cósmicas da natureza! ✨
Feito em madeira, na Amazônia, pelas mãos dos índios Tapajós e dos caboclos ribeirinhos com sua força e raiz! O cordão é de palha de buriti.
Dimensões: Altura 10 cm
Largura 10 cm
Profundidade 0,5 cm